Um homem de 57 anos, identificado como João Maria Ordis, foi encontrado morto na manhã desta quinta-feira (01), no Jardim Ibirapuera, em Sinop. De acordo com o perito criminal Fabiano César Cardoso, a vítima era morador de rua e não havia sinais de violência no corpo, indicando morte natural.
Um homem que levava café da manhã para o morador de rua foi quem encontrou o corpo. João Maria estava deitado no chão, como de costume, mas não respondeu aos chamados do homem, que acionou o Corpo de Bombeiros. Quando os militares chegaram no local, constataram a morte.
O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), para os exames de necropsia. Agentes da Polícia Civil do município também foram ao local, para analisar a cena. O fato deve ser investigado.
Pessoas em situação de rua
Preocupados com a situação das pessoas que vivem em situação de rua a Prefeitura de Sinop com base no decreto 171/2021 criou o Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para a População em Situação de Rua do Município de Sinop (CIAMP RUA).
O Comitê já teve sua primeira reunião onde foram traçadas planos e metas para ajudar essas pessoas que se encontram em situação de rua, identificando quais são os motivos para essas pessoas estarem na população de rua e assim ajudá-los com sua autoestima e assim poder dar novas oportunidades de vida, auxiliando eles com tratamento psicológico, toxicológico ou para regressar até suas famílias.
O Comitê irá trabalhar junto com o comércio e a população de Sinop para que haja compreensão que essas pessoas de rua não precisam somente de esmolas e sim de oportunidades para se reintegrarem dentro da sociedade.
Além desta iniciativa do Comitê, a Secretaria de Assistência Social já vem há tempos desenvolvendo projetos e ações anteriores a CIAMP. Ações como identificação da população de dos problemas existentes e mapeando locais onde eles se encontram