Uma operação conjunta entre várias forças de segurança prendeu 33 suspeitos e apreendeu veículos, barcos, gerador de energia, entre outros equipamentos. Batizada como Caseus V, a operação ocorreu entre os dias 16 e 20 de novembro, como o objetivo de combater a exploração ilegal de minérios na Terra Indígena Sararé, localizada em Pontes e Lacerda, a 740 quilômetros de Sinop.
A força tarefa foi composta por equipes do Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron), da Fundação Nacional do Índio (Funai), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e das forças especializadas da Polícia Militar de Mato Grosso, como Polícia Ambiental e Batalhão de Operações Especiais (Bope).
Além da identificação e prisão dos 33 suspeitos, as forças policiais destruíram acampamentos, ferramentas, canos, combustíveis, barcos, motores e diversos materiais utilizados para a prática de garimpagem ilegal.
Entre as apreensões realizadas estão um total de cinco veículos, 12 barcos, 14 motores de popa, um motor estacionário e um gerador de energia. O prejuízo ao crime foi estimado em R$ 5 milhões, entre multas aplicadas e materiais apreendidos. Os suspeitos foram conduzidos para a Polícia Federal de Cáceres para as providências que o caso requer.





























