Segundo o boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Sinop na noite da última quinta-feira (30), aumentou para 20 o número de casos confirmados de Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus. Destes, 17 já estão recuperados e foram liberados do isolamento domiciliar. Outros dois morreram em decorrência da doença.
Desde o dia 16 de março, a prefeitura já enviou 151 amostras de suspeitas de coronavírus para o Laboratório Central do Estado (Lacen-MT), em Cuiabá. Destes, 120 testes tiveram resultado negativo e 20 tiveram resultado positivo. Seis amostras ainda aguardam o resultado da análise e outras seis foram descartadas por não se enquadrarem no padrão técnico de análise laboratorial.
Segundo a secretaria, o novo caso confirmado trata-se de um homem, que se encontra em isolamento domiciliar. A amostra foi coletada no dia 20 de abril por um laboratório privado de Sinop, credenciado pelo Lacen para realização de exames para Covid-19.
A primeira morte no município ocorreu na sexta-feira (24) e envolveu o secretário adjunto de Saúde de Sinop, Wircicley Fonseca (45). Ele estava internado em um hospital particular de Sinop, onde vinha sendo acompanhado tanto pela família quanto pela saúde municipal. Na evolução do tratamento, foi feito novo exame de controle para a Covid-19 e houve o resultado negativo pelo Lacen de Cuiabá. Contudo, devido às complicações em seu quadro, não resistiu e acabou morrendo.
A segunda morte ocorreu na tarde desta segunda-feira (27) em e envolveu um homem identificado como Francisco dos Santos (61). Francisco havia dado entrada no Hospital Regional de Sinop no dia 14 de abril e, desde então, encontrava-se em leito de UTI daquela unidade. Ele era hipertenso e diabético e isto fez com que o seu quadro se agravasse.
Casos em Mato Grosso e no Brasil
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso, até a tarde desta quarta-feira (29), foram confirmados 302 casos da Covid-19 em Mato Grosso. O número de mortes permanece em 11. No Brasil, o total de casos chegou a 85.380, com 5.901 mortes causadas pela doença.

























