Agentes da Polícia Federal prenderam dois homens em flagrante pelo crime de invasão da terra pública “Fazenda Nacional”, que fica a 120 km de Água Boa, a 783 quilômetros de Sinop. Os indivíduos foram detidos dentro da propriedade, que pertence à União. O imóvel foi desapropriado com custo ao erário de cerca de R$ 37 milhões e está sob a tutela do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).
De acordo com as investigações, os suspeitos estavam cometendo vários crimes ambientais na área, como desmatamentos ilegal e a divisão e comercialização de lotes no local, indo em desacordo com a política da reforma agrária. Um dos presos agia reconcentrando as terras e inviabilizando o processo de seleção dos beneficiários pelo Incra.
Algumas famílias foram incitadas pelos homens a cometer o crime de ocupação do local, com a falsa promessa de que seriam beneficiadas no momento da divisão agrária. Segundo a Polícia Federal, diversas ações policiais estão sendo realizadas no local e em outras terras públicas da circunscrição da Delegacia da Polícia Federal de Barra do Garças, no nordeste do estado.




























