Segundo o boletim divulgado pela prefeitura de Sinop na noite desta terça-feira (7), o município continua com quatro casos confirmados de Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2). Os pacientes confirmados são o secretário de saúde de Sinop, Kristian de Barros (41); o secretário adjunto de saúde, Wirciley Fonseca (45); uma enfermeira (37) e uma mulher (35) que não teve o nome revelado.
Destes, apenas o secretário adjunto segue internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os demais estão em isolamento domiciliar. Uma mulher de 73 anos também está internada em um leito de UTI com suspeita de infecção, mas seu caso aguarda confirmação. A prefeita Rosana Martinelli também se encontra em isolamento domiciliar, aguardando o resultado do seu exame, uma vez que manteve contato com o secretário que está com a doença.
Desde o dia 16 de março, a prefeitura já enviou 77 amostras de suspeitas de coronavírus para o Laboratório Central do Estado (Lacen-MT), em Cuiabá. Destas, 16 testaram negativo para a doença, 3 foram confirmados e 57 ainda aguardam os resultados das coletas.
Em Mato Grosso, são 78 confirmações para a doença, segundo o Governo do Estado. Treze pacientes encontram-se hospitalizados; 11 casos estão recuperados (Cuiabá, Rondonópolis e Nova Monte Verde) e uma pessoa morreu em decorrência da doença.

Como se prevenir contra o Covid-19
Como ainda não existe vacina contra o coronavírus, a única maneira de se proteger da doença é se prevenindo. Alguns cuidados básicos são extremamente eficazes para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus.
Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos e, caso não haja água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool. É preciso sempre lembrar de evitar tocar os olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas; evitar contato próximo com pessoas doentes e ficar em casa quando estiver doente; sempre cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo ou tossir no cotovelo.
Se precisar sair, limpe e desinfete objetos e superfícies tocados com frequência. Mas, é imprescindível que todos fiquemos em casa e saiamos apenas em situação de extrema necessidade.

























