Uma postagem tem circulado nas redes sociais e em grupos de WhatsApp informando que Sinop já possui quatro casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus. Porém, segundo a prefeitura de Sinop, trata-se de uma informação falsa. A imagem divulgada, que segue o mesmo padrão do boletim apresentado pela prefeitura, contém uma alteração e não foi produzida pela secretaria de comunicação do município.
Segundo a assessoria da prefeitura:
Esta postagem que está circulando se trata de uma Fake News (notícia falsa). Um crime, inclusive, cometido. O assunto é sério demais.
Nossa equipe conversou com a publicitária Camila Ferrari, da agência de Maori Comunicação Integrada, que explicou como é possível identificar a falsificação.
É fácil ver a alteração quando analisamos o número “0”. Na seção “Aguardando na UTI”, temos uma tipografia mais compacta, com os cantos levemente arredondados. Porém, na seção de “Confirmados”, há uma mudança drástica na tipografia, com um número oval e um pouco maior.

Ainda segundo a assessoria da prefeitura, a imagem foi divulgada primeiro em uma página do facebook. Depois disso, o secretário de Saúde de Sinop, Kristian Barros, chegou a mobilizar algumas equipes para combater essa informação falsa, que segue sendo disseminada. Por isso, caso você também receba esta mensagem, ignore.
Quando essa informação foi divulgada as equipes da saúde, que estão na linha de frente se viram obrigadas a desmentir esse fato. Isso é triste para uma situação na qual estamos enfrentando.




























