O Estado de Mato Grosso adquiriu mais 10 mil testes para detecção a Covid-19, a a infecção causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2). Com os novos testes, o Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) vai ampliar a realização do exame molecular que diagnostica ou descarta a infecção pelo vírus. A determinação para as aquisições extras foi anunciada pelo governador Mauro Mendes e pelo secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.
A compra foi realizada em caráter de urgência, com investimento de aproximadamente R$ 192 mil. As remessas do Ministério da Saúde continuarão sendo enviadas ao estado de forma gradativa. Segundo o secretário:
Considerando que as unidades encaminhadas pelo Ministério da Saúde são insuficientes para as demandas do nosso estado, a SES faz a aquisição de mais unidades. Essa é uma das ações da atual gestão, que está absolutamente empenhada na adequação e ampliação da rede assistencial de Saúde.

De acordo com a diretora do Lacen-MT, Elaine Cristina de Oliveira, cada teste representa uma pessoa testada, portanto, serão mais 10 mil indivíduos a serem diagnosticados ou não com a doença, conforme os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. A SES monitora a produção do Laboratório, de forma a identificar preventivamente a necessidade de novas aquisições.
A direção do Lacen-MT ainda ressalta que os laboratórios particulares habilitados para realizar o exame de Covid-19 devem obrigatoriamente notificar Vigilância Epidemiológica do Estado sobre os casos de suspeita e de confirmação da doença.

























