A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) atualizou no fim da tarde desta segunda-feira (30) o número de casos confirmados de Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2). Os casos confirmados subiram de 11 para 18 e estão nas cidades de Cuiabá (12), Rondonópolis (3), Várzea Grande (2) e Nova Monte Verde (1).
Dos pacientes confirmados com a doença, quatro estão hospitalizados, sendo dois deles em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Os dados foram divulgados através de uma coletiva de imprensa virtual realizada pelo secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, e transmitida ao vivo pelo Instagram e pelo Facebook do Governo do Estado.
No Brasil, os casos confirmados subiram de 4.256 para 4.579, o que representa um aumento de 7% em relação ao domingo (29). O número foi o menor desempenho nos últimos cinco dias, quando o número de novas pessoas infectadas, por exemplo, passou dos 500 na última sexta-feira (27). Em entrevistas coletivas durante a semana, a equipe do Ministério da Saúde afirmou que era esperado um crescimento diário de até 33%.
Os estados com mais casos foram São Paulo (1451), Rio de Janeiro (600), Ceará (372), Distrito Federal (312) e Minas Gerais (231). A menor incidência está em estados da Região Norte, como Rondônia (6), Amapá (8), Tocantins (9) e Roraima (16).
Como previnir o coronavírus
Atualmente, ainda não existe vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus. A melhor maneira de prevenir é evitar ser exposto ao vírus. Por esse motivo, o Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
- Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).


























