Subiu para dois o número de casos suspeitos de coronavírus sendo investigados em Sinop. A informação, que consta em nota informativa divulgada no final da tarde desta sexta-feira (20) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), foi confirmada pela Secretaria de Saúde de Sinop. Um total de 73 ocorrências estão sendo investigadas em Mato Grosso e apenas um caso foi confirmado, na cidade de Cuiabá.
Segundo o secretário municipal de Saúde de Sinop, Kristian Barros, a ocorrência mais recente é a de um jovem de 25 anos que retornou recentemente da Europa. No dia 17 de março, ele procurou atendimento na rede pública municipal de saúde, diante dos sintomas apresentados. Na mesma data, o exame foi realizado e uma amostra foi encaminhada para o Laboratório Central do Estado de Mato Grosso (Lacen-MT).
Segundo o secretário, apesar das duas suspeitas, ainda não se pode determinar que o vírus esteja em circulação na cidade:
Para termos essa resposta fiel teríamos que ter, pelo menos, um caso confirmado. O que temos são casos suspeitos, ou seja, que têm os sintomas característicos como coriza nasal, febre, tosse, dor no corpo e o histórico de viagem ao exterior. A primeira paciente, uma mulher com quadro leve, está sendo monitorada. Já este segundo, um homem, também teve histórico de viagem ao exterior e está sendo monitorado na residência com quadro leve.
Com o agravamento do cenário mundial devido a pandemia coronavírus, a prefeitura de Sinop instituiu o Gabinete de Situação de Enfrentamento ao Coronavírus, formado por secretarias municipais diversas e com foco na implementação de planos de trabalho e medidas de enfrentamento.




























