Como parte das medidas de enfrentamento do novo coronavírus (Covid-19), a prefeitura de Sinop anunciou ações na área econômica. As medidas foram anunciadas pela prefeita Rosana Martinelli (PL) na manhã desta sexta-feira (19) e envolve a flexibilização das datas para o início de pagamento de impostos municipais como o IPTU e a Taxa de Coleta de Resíduos Sólidos Domiciliares. Os vencimentos, programados inicialmente para abril, foram adiados para junho de 2020.
Segundo a prefeita, todas as estratégias vêm sendo implementadas de forma gradativa, pois o foco principal tem sido a prevenção:
A primeira parcela do IPTU, que seria em 17 de abril, prorrogamos para 20 de junho. A taxa do lixo, igualmente, para a mesma data.

As medidas econômicas já vinham sendo estudadas pelo Gabinete de Situação, composto por representantes de secretarias municipais diversas. Recentemente, a prefeita também tratou do assunto com entidades do comércio. Em meio ao anúncio das medidas, Rosana Martinelli reafirmou a continuidade das obras de infraestrutura realizadas na cidade.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Kristian Barros:
Em relação às feiras, serão tomadas decisões após a próxima reunião do Gabinete de Situação. Precisamos aguardar ainda.
Pontos como a dispensa de funcionários públicos ainda permanecem em discussão pelo grupo de trabalho, uma vez que ainda se faz necessária a manutenção dos serviços públicos ofertados à população neste momento. Ainda segundo a prefeita:
O município não pode parar até o momento. Caso necessário, tomaremos as medidas mais severas.
O Gabinete de Situação de Enfrentamento ao Coronavírus de Sinop é composto pela prefeita de Sinop, Rosana Martinelli, o secretário Municipal de Saúde, Kristian Barros, o secretário municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento, Astério Gomes, a secretária unicipal de Educação, Esporte e Cultura, Veridiana Paganotti, o secretário municipal de Trânsito e Transportes Urbano, Hermann Friederich, a secretária Municipal de Administração, Marilene Savi, e o Procurador Geral Municipal, Ivan Schneider.




























