Passageiros do navio de cruzeiro Grand Princess, que foram afetados pelo novo coronavírus, desembarcaram nesta segunda-feira (9) na Califórnia. A embarcação atracou no porto de Oakland com cerca de 3,5 mil passageiros e tripulantes a bordo. Antes disso, o navio permaneceu ao largo da costa de San Francisco, depois que 21 pessoas foram confirmadas com infecções.
Já o Diamond Princess, que também pertencente a mesma empresa, ainda se encontra ancorado em um porto nas proximidades de Tóquio, depois que centenas de passageiros e tripulantes foram confirmados como a infecção. A empresa dos Estados Unidos que opera as duas embarcações afirmou que vai fazer uso das lições aprendidas e tomar medidas rápidas.
Na segunda-feira (9), o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, declarou à imprensa que passageiros americanos serão levados a instalações militares para que passem por um período de quarentena. Ele também revelou que cidadãos do Canadá e do Reino Unido retornarão a seus países em voos fretados a partir de um aeroporto próximo.
Espera-se que leve vários dias até que todos os passageiros desembarquem. Uma pessoa que ainda encontra-se a bordo disse à NHK que passageiros puderam deixar seus quartos usando máscaras cirúrgicas e respirar ar fresco pela primeira vez em cinco dias. Os tripulantes permanecerão a bordo do Grand Princess e a embarcação deve deixar o porto depois que todos os passageiros tiverem desembarcado.


























