Mais de dois mil motoristas foram abordados durante as operações integradas de fiscalização de trânsito realizadas no mês de janeiro pelo Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) com apoio do Batalhão de Polícia Militar de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran) e da Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob).
Nas ações foram expedidos 655 Autos de Infração de Trânsito, 289 veículos foram removidos, 23 Carteiras Nacional de Habilitação (CNH) e 181 Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo (CRLV) recolhidos.
As operações integradas entre o Detran-MT, Polícia Militar e Semob acontecem diariamente em pontos estratégicos de Cuiabá e Várzea Grande, em horários alternados, com base em levantamento dos locais com maior incidência de infrações e acidentes de trânsito.

Durante a ação são realizados barreiras e bloqueios (blitz) nos quais os agentes orientam motoristas e verificam as condições de circulação dos veículos que possam colocar em risco a segurança no trânsito de toda a coletividade.
Além da documentação do veículo e do condutor, os agentes também verificam as condições básicas de conservação, os equipamentos obrigatórios de segurança e a condição de trafegabilidade do veículo.
O agente da autoridade de trânsito ao constatar o cometimento da irregularidade, deve lavrar o Auto de Infração de Trânsito e aplicar a medida administrava, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e demais normas vigentes na legislação brasileira.
Por muitas vezes, as ações de fiscalização de trânsito não são bem compreendidas pela população, sendo avaliadas apenas pelo viés punitivo. Segundo o diretor-executivo do Detran-MT, José Eudes Malhado:
Entretanto, elas têm como principal e único objetivo salvar vidas. Ignorando as leis de trânsito, o condutor coloca em risco a sua própria segurança e de outras pessoas.
Além das operações diárias realizadas com apoio do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar e da Semob, a Gerência de Fiscalização de Trânsito do Detran-MT também atua nas operações integradas com as demais forças de Segurança Pública do Estado e Federal, dentre elas a Operação Lei Seca Mato Grosso, consolidada como política de segurança estadual com foco na redução de acidentes envolvendo bebida e direção.

























