A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano divulgou um levantamento que aponta uma redução de 61% no número de mortes no município nos cinco meses de implantação dos radares. Segundo o levantamento, entre os meses de agosto e dezembro de 2018, foram registrados 21 mortes. No mesmo período de 2019, foram apenas oito mortes, 13 a menos.
De acordo com a secretaria, a redução no número de mortes ocorreu principalmente pela implantação dos radares, mas também por:
Um conjunto de medidas adotadas pela Prefeitura de Sinop desde o início do ano como orientação e educação para o trânsito, sinalização de ruas e avenidas, padronização dos limites de velocidade, fechamento de cruzamentos, implantação de rotatória e semáforo.
Ainda segundo a pasta, comparando os dois anos, entre os meses de janeiro a julho, antes da implantação dos radares, também houve uma redução significativa no número de mortes: em 2018 foram registradas 22 mortes e em 2019 foram 14, uma redução de 36%.
Já no número de mortes ao longo de todo o ano, a redução é de 48%. Entre janeiro e dezembro de 2018 foram 43 mortes. No mesmo período de 2019, foram registradas 22 mortes. E no comparativo dos últimos sete anos, entre 2013 e 2019, o último ano foi o que teve o menor número de mortes no trânsito em Sinop.
A secretaria ainda afirma que as principais causas dos acidentes são o excesso de velocidade, a imprudência e a direção perigosa ou inábil.

























