A Secretaria de Saúde de Sinop vai realizar no dia 1 de novembro o segundo mutirão de cirurgias oftalmológicas, onde disponibilizará 100 procedimentos de pterígio em pacientes regulados no município e que, desde 2013, aguardavam na fila de espera. Segundo o secretário municipal de Saúde, Gerson Danzer, o processo de contato com os munícipes está sendo feito pela Central de Regulação, via telefone.
As cirurgias são destinadas a pacientes que já estão regulados pelo município e, esses, são chamados pela classificação de risco e, em seguida, pela ordem cronológica. É importante que todas as pessoas que estão aguardando por esse procedimento, assim como qualquer outro ofertado na rede de saúde pública, mantenham, sempre, o telefone atualizado no Cartão SUS, para que haja possibilidade de contato com os mesmos.
De acordo com a prefeitura, cirurgias como essas são de competência do Estado, mas devido ao grande quantitativo de pessoas esperando por uma vaga há anos, a prefeita Rosana Martinelli, determinou que a realização ocorresse por conta do município.

Os pacientes serão atendidos no Centro de Especialidades Médicas (CEM) pela equipe médica do Hospital dos Olhos de Cuiabá. O secretário explica que trazer a equipe médica para Sinop gera economia para o município e o conforto para os munícipes que necessitam deste serviço.
Ao invés de levar os pacientes, juntamente como seus acompanhantes para Cuiabá, optamos em realizar os procedimentos no município. Assim, evitamos o transtorno de tirá-los da cidade, como também reduzimos custo desde passagens, hospedagem e alimentação.
Novos pacientes, que ainda não estão regulados pelo município e necessitam realizar cirurgias desta natureza, devem ir até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e passar por uma avaliação médica.
Em agosto deste ano, a Prefeitura de Sinop já contemplou 100 pacientes com cirurgias oftalmológicas, sendo 70 de pterígios e 30 de cataratas. Uma terceira etapa está prevista para os próximos dias, no intuito de zerar toda demanda reprimida do município.
Os valores destinados são oriundos de recursos próprios do município e emendas impositivas da Câmara de Vereadores.

























