No publicação da manhã desta terça-feira (17) do Diário Oficial, foi lançado o edital para credenciamento de profissionais médicos que desejam atuar como médicos legistas em cidades do interior do estado de Mato Grosso. Essa medida criada pelo Governo do Estado tem como objetivo atender 17 municípios que não possuem uma sede da Politec, a Perícia Oficial e Identificação Técnica.
O pagamento para os profissionais será realizado mediante serviço realizado, que é descrito no edital como tendo 3 variações de valores, de acordo com o laudo realizado pelo profissional. Essa medida irá agilizar o processo e dar mais dignidade as pessoas. Por exemplo atualmente se uma mulher é vítima de estupro na cidade de Juara, ela terá que ir até a cidade de Juína para fazer a perecia técnica, com o credenciamento, ela precisará ir até um medico credenciado na cidade de Juara e poderá fazer o exame.
Nas palavras do governador Mauro Mendes, a medida criada pela Politec irá “beneficiar a população dessas cidades e regiões que sofriam sem o serviço público”. Em sua fala, o governado também disse que:
Nós temos casos que talvez muitos desconheçam de pessoas que tenham óbito na cidade, por exemplo, de Colniza. Uma pessoa que morre na cidade de Colniza tem que ser deslocada até a cidade de Juína para fazer o exame de autópsia. Tem que percorrer oito horas, até que possa retornar para o devido sepultamento. Temos muitas cidades que não tem esse serviço hoje.
Mendes acrescentou ainda que um dos motivos que o fez concordar com a criação do programa de credenciamento é o fato de que o estado de Mato Grosso está impedido de realizar concursos públicos, devido o estado ter estourado o limite estabelecido na Lei de Responsabilidade Fiscal.
Rubens Okada, diretor da Politec em Mato Grosso, informou que os municípios onde haverão os credenciamentos serão: Rosário Oeste, Vila Rica, Querência, Canarana, Paranatinga, Campo Verde, Guiratinga, Mirassol D’Oeste, Barra do Bugres, Sapezal, Brasnorte, Juara, Cotriguaçu, Colniza, Colíder, Nova Bandeirantes e Nova Mutum.





























