Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, todas as Unidades Básicas de Saúde já estão com vacinas contra sarampo disponíveis. As UBS’s estão realizando a imunização de crianças com idade entre seis meses e um ano, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 10h30 e das 13h às 16h30.
Além da idade prioritária, a vacina também ficará disponível para pessoas identificadas como não imunizados, com a faixa etária de um ano a 49 anos. Outro método imposto pelo Ministério da Saúde é o chamado Bloqueio Vacinal, ou seja, em situação de surto ativo do sarampo.
Quando identificado um caso da doença em alguma localidade, é preciso vacinar todas as pessoas não imunizadas, que tiveram ou tem contato com aquele caso suspeito em até 72 horas. A ação é uma medida para combater o surto de sarampo no país.
Em Mato Grosso, não há registros da doença. Segundo a divulgação do Ministério da Saúde, feita na terça-feira (20), o Brasil registrou entre 19 de maio a 10 de agosto de 2019, 1.680 casos confirmados de sarampo, sendo eles em São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Paraná, Goiás, Maranhão, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Sergipe e Piauí.




























