Sinop registrou mais de 1,1 mil acidentes de trânsito apenas no 1º semestre de 2019

Sinop encerrou o primeiro semestre do ano registrando alta no número de acidentes de trânsito. Foram, ao todo, 1.113 ocorrências, quase 5% (4,7%) a mais que o igual período de 2018, quando totalizaram 1.063. Os números são da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano.

Na avaliação dos especialistas, os dados revelam um cenário preocupante e que serve de alerta para uma maior atenção e cuidado nas vias. A palavra de ordem é consciência, visto que a maior parcela dos casos é provocada por fatores humanos, sejam eles a falta de atenção, excesso de velocidade, desrespeito às normas e leis, e não por fatores de ordem mecânica, com veículos.

Segundo o guarda civil Alessandro Silva Oliveira, da área de Planejamento Estratégico e Estatístico da Secretaria Municipal de Trânsito, a culpa de tantos acidentes é a imprudência dos próprios motoristas:

Não é a falta da sinalização, de manutenção de veículos, mas, sim, a questão de ser humano. Esse é o ponto que, por mais que a pessoa tenha formação na auto-escola, campanhas sejam realizadas, o fator humano e a consciência no trânsito sempre serão determinantes para ocorrências dessa natureza.

O detalhamento da Pasta mostra que dos 1.113 acidentes contabilizados no município, 658 registraram, apenas, danos materiais. Já outros 455, por sua vez, algum tipo de lesão corporal. Conforme observa Alessandro Silva Oliveira, embora o número de casos com ferimentos seja inferior ao dos acidentes sem vítimas, o cenário preocupa porque os números, quando observados na totalidade, revelam um alto risco para acidentes.

O risco continua crescente porque o número de acidentes nos quais não ocorrem vítimas continua alto e vem aumentado cada vez mais. Isso leva ao risco de ocorrer o acidente com vítima.

Na série histórica traçada pela Secretaria de Trânsito desde 2010, os 1.113 acidentes do primeiro semestre deste ano apresentam-se como um dos mais elevados, ficando atrás, somente, do ano de 2017, quando 1.239 acidentes foram registrados. Ano a ano, os casos apresentaram o seguinte comportamento: 817 acidentes no primeiro semestre de 2010; 821 em 2011; 934 acidentes no primeiro semestre de 2012; 1.092 em 2013; 1.006 em 2014; 1.076 em 2015; 1.009 em 2016; 1.239 em 2017; 1.063 em 2018; e, 1.113 em 2019.

Em Sinop, são 139.935 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e uma frota de veículos calculada em 118.612 unidades, segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Nós estamos do seu lado. Sempre.

Nestes tempos extraordinários, o atualizaMT também quer fazer algo extraordinário por você e pela sua empresa. Foi por isso que mudamos nossa política de anúncios, pensando exclusivamente em MEI's, pequenas e médias empresas. Você pode escolher o melhor plano de veiculação de mídia em nosso site, o que mais se adequa às suas necessidades. E essa é uma via de mão dupla: enquanto nós te ajudamos a divulgar sua empresa, você nos ajuda a manter nosso conteúdo sempre gratuito para todas as pessoas. Clique aqui e saiba mais.

atualizaMT é um portal de conteúdos completo. Publicamos dezenas de reportagens e análises todos os dias. Nossa redação conta com um time de jornalistas competentes e bem informados, para que você sempre tenha alguém a quem recorrer. Porque você merece saber. Sempre.

Redação
Redaçãohttps://atualizamt.com/
O atualizaMT é um portal de conteúdo que te mantém informado sobre tudo o que acontece em Sinop e região. Notícias sobre política, economia, esporte, entretenimento e muito mais.

artigos relacionados

últimas notícias

mais lidas de hoje