Jair da Costa, o homem que decepou com um facão as duas mãos da ex-esposa Geziane Buriola da Silva (32) em 2017, foi condenado a 15 anos de prisão em regime fechado, sem direito ao apelo em liberdade. A sentença foi publicada pela 1ª Promotoria de Justiça Criminal de Campo Novo do Parecis.
O crime ocorreu no dia 10 de abril de 2017, no bairro Jardim das Palmeiras. Segundo a denúncia, no dia do crime, o casal teve um desentendimento durante a noite, depois de passarem o dia inteiro festejando. Nessa hora, Jair pegou um facão e tentou matar Geziane. Ela fugiu, mas ele conseguiu alcança-la a atacá-la novamente. Durante o ataque, Jair atingiu a cabeça, o abdômen, e ainda amputou as duas mãos e os punhos da vítima.
O assassinato só não ocorreu porque o homem foi impedido por outras pessoas. Na ocasião, ele conseguiu fugir, mas foi preso pela Polícia Militar. Em seu depoimento, confessou o crime, afirmando que realmente queria matar a vítima. Geziane foi internada e ficou em coma induzido por 22 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e mais 25 dias de internação no hospital São Benedito, em Cuiabá.
Segundo o Ministério Público, o Conselho de Sentença reconheceu a autoria e a tentativa de homicídio, bem como as qualificadoras de motivo fútil e feminicídio. Ainda segundo a promotora de Justiça Lais Liane Resende, o casal já havia se envolvido em situação de violência doméstica anteriormente e o relacionamento era marcado por ameaças de Jair contra Geziane.




























