A Brigada Mista Municipal de Sinop ganhou uma Sala de Situação, que fica na sede do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros. O espaço funcionará como central de monitoramento de dados e ocorrências relativas a focos de calor, queimadas, tanto nas áreas urbanas quanto nas áreas rurais que circundam o perímetro da cidade.
De acordo com secretária municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ivete Mallmann, a sala é fundamental por conta da ocorrência de incêndios no período de seca:
Nós [Meio Ambiente] fazemos a fiscalização dos terrenos para que não haja a ocorrência dos incêndios. Quando necessário, são lavrados altos de infrações tanto para queimadas urbanas, quanto para queimadas rurais. Entendemos que os danos não são causados apenas na natureza, mas, também, a saúde dos munícipes, principalmente de Idosos e Crianças. Para ajudar a combater as chamas, a equipe da Brigada Mista estará de prontidão.

O funcionamento será, exclusivamente no período de estiagem. Em 2019, a Prefeitura de Sinop contratou sete profissionais brigadistas para atuar com prevenção e combate às queimadas, trabalhando de forma articulada com o Corpo de Bombeiros. Eles começam em 15 de julho. Dos agentes, um ficará lotado exclusivamente na Gleba Mercedes, em apoio à corporação militar naquela localidade.
Para o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Geovani Eggers, o apoio da Prefeitura é de suma importância nesse período:
Nos [Corpo de Bombeiros] reestruturamos a cada dia que passa, porque sabemos das dificuldades, principalmente, nessa época do ano com os incêndios florestais não só na área rural, mas, também, na área urbana. E, implantar brigadas municipais, é de fundamental importância para reforçar os atendimentos de ocorrências e, assim, agilizar os serviços.
Em caso de incêndios, você pode ligar para o número 193 do Corpo de Bombeiros.





























