Com coordenação da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) e apoio da Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (S.M.E.E.C), a 7ª edição do projeto Bairro Integrado – parte da Operação Integrada Ordem Pública – foi realizada na Escola Municipal de Ensino Básico (Emeb) Armando Dias, no bairro Boa Esperança.
O dia foi destinado a palestras e a premiação dos participantes do concurso de redação e desenho, contemplados com um passeio no helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).
A secretária municipal de Educação, Veridiana Paganotti, explica que a participação da S.M.E.E.C foi indicando a escola para receber o projeto. Desta forma, na semana que antecedeu o evento, os alunos da unidade discutiram o assunto segurança pública para participarem da competição:
Esta é a parte educacional do projeto. Isso se torna muito importante, uma vez que nossas crianças serão nossos futuros cidadãos e esperamos que eles sejam mais conscientes.
Segundo o diretor da Emeb Armando Dias, Gustavo da Silva Mantovaneli, os alunos foram divididos por idades para participarem da competição. Para ele, o evento foi uma oportunidade única de trazer a polícia para a comunidade, para que as crianças pudessem interagir com eles.
Do pré ao 3º ano, os alunos fizeram um desenho sobre segurança pública. Os 4º e 5º anos fizeram uma redação. O vencedor de cada série ganhou um passeio de helicóptero.
Fabiana Negreiro Araújo é mãe do Jaime Gabriel Negreiro Resende, um dos ganhadores do concurso. Ela expõe a satisfação em ver as forças de segurança próximas à escola, dialogando com os estudantes. Ela se diz emocionada ao ver o filho premiado por desenvolver uma boa redação.
Ele é um menino muito esforçado, obediente em casa, grande admirador do trabalho da polícia e, hoje, realiza um sonho.
Mais contente que Fabiana, só mesmo Jaime:
Saber que eu vou dar uma volta de helicóptero é uma mistura de ansiedade e medo.
Representando a Sesp-MT, o secretário-adjunto de integração operacional, coronel PM Paulo Victor Fortes, afirma que o propósito da Operação Bairro Integrado é aproximar a sociedade, bem como as crianças, das forças policiais, mostrando a importância dessas no contexto da segurança pública. Segundo Fortes:
Queremos mostrar também a importância deles – crianças, pais, sociedade – na participação nessa luta, nesse enfrentamento diário para trazer o bem-estar para a sociedade.
A programação contou com 15 palestras sobre temas como cidadania, prevenção às drogas, bullying, sociedade, respeito às leis, educação no trânsito e saúde. Para os moradores da comunidade, também foram ofertados serviços como atendimento da Defensoria Pública, confecção de Boletins de Ocorrência, confecção de RG, emissão de CRLV e taxas veiculares, atendimento com equipe de fisioterapeutas, corte de cabelo; entre outros.
Fizeram-se presentes as unidades operacionais da Sesp-MT: Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron) e Ciopaer; unidades especializadas da Polícia Militar (PM-MT): Batalhão de Operações Especiais (Bope), Força Tática local, Cavalaria, Batalhão Ambiental e Batalhão de Trânsito; Grupo de Operações Especiais (GOE) da PJC-MT; e CBM-MT, e também, integrantes do Exército Brasileiro. Esta edição contou com a participação da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), projeto Qualivida da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

























