Os motociclistas estão envolvidos em mais de 70% dos acidentes que são registrados em Sinop. Motoristas de carros compreendem 10% das ocorrências, outros 10% ciclistas e o restante envolve pedestres e outros tipos de colisões. Segundo a Secretaria de Trânsito, o número de motocicletas no município é 16% menor do que o número de carros.
A estimativa mais recente indica que em Sinop existem, em circulação, pouco mais de 48 mil motocicletas e cerca de 56 mil carros. A população sinopense, gira em torno de 135 mil moradores. Isso significa que, em média, existe uma moto para cada três pessoas e um carro para cada dois cidadãos na cidade.
Em 2018, a Secretaria de Trânsito registrou aproximadamente dois mil acidentes, deste total, cerca de 1,4 mil envolvem motociclistas. De acordo com o guarda civil, Alessandro Silva, na maioria das vezes o que leva uma moto a se envolver em acidente é a imprudência do condutor.
A moto é um veículo de deslocamento rápido no trânsito comparado ao carro. O motociclista consegue passar por pequenos espaços, e isso agrava muito a situação. É comum ver uma moto ultrapassar pela direita, nos corredores entre os veículos e até mesmo pelos canteiros centrais.




























