Ao menos 20% dos radares localizados em rodovias federais de Mato Grosso foram alvos de vandalismo nos últimos anos, revela o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Atualmente não há nenhuma empresa fazendo a manutenção e troca dos aparelhos.
Uma nova licitação está em andamento. Ela prevê a instalação de novos aparelhos ou conserto dos quebrados, além de um incremento 50% no número de aparelhos nas vias federais. Desta vez, o certame exige a inclusão de dispositivos de proteção contra vandalismo, por meio de defensas metálicas.
De acordo com a Superintendência Regional da autarquia, Mato Grosso é um dos estados com maior número de ações de vandalismo contra radares não há um levantamento nacional sobre o assunto. Entre as motivações, segundo o DNIT, “há casos de motoristas que estragam os equipamentos por serem contrários ao limite de velocidade”.
Os contratos de instalação e operação dos radares definem que as empresas licitadas identifiquem quaisquer danos e imediatamente realizem a substituição dos equipamentos danificados.
Via: RD News































