Mutirões da campanha Janeiro Roxo, de conscientização e combate à hanseníase, resultaram em 429 atendimentos e 109 diagnósticos confirmados da doença. Todos os pacientes já foram encaminhados para as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) mais próximas de suas residências para iniciarem o tratamento.
A ação realizada pelo Centro de Hanseníase e Tuberculose finalizou o mês atendendo a região da comunidade Sabrina, durante todo o sábado (26). Na terceira e última etapa da mobilização, ocorrida na UBS Sabrina, 182 pessoas foram examinadas e, destas, em 51 houve diagnóstico positivo para a doença.
De acordo com a enfermeira e coordenadora da UBS, Stefani Santos Aquino, a equipe da unidade mobilizou-se em prol à campanha porque percebeu um aumento de pessoas procurando a unidade de saúde para realizar a avaliação médica, devido a suspeitas de hanseníase.
Vendo a necessidade de uma ação mais intensa para assistir toda a comunidade, nos mobilizamos com a campanha realizada pelo Centro de Hanseníase e Tuberculose e abrimos as portas da UBS para atender um número maior de pessoas. Pelos resultados, é visto que a nossa região é uma área onde concentra muitas pessoas com a doença.

























