O volume de gado abatido em Mato Grosso no mês de setembro recuou 13,46% no comparativo com agosto. Segundo especialistas, a retração já era esperada diante as condições das pastagens no estado. Apesar de tal resultado, os abates em 2018 no acumulado de nove meses supera em 8,90% o total levado aos frigoríficos em 2017.
Os números são do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) em seu Boletim Semanal da Bovinocultura.
Em setembro Mato Grosso abateu 466,8 mil cabeças de gado, volume este abaixo das 539,4 mil cabeças enviadas aos frigoríficos em agosto. Apesar de inferior ao mês anterior, é o terceiro maior volume abatido em 2018, ficando atrás apenas de julho quando 499,8 mil bovinos foram abatidos.
No que diz respeito ao percentual de fêmeas abatidas no mês de setembro verificou-se um percentual de 35,2% dentre os animais abatidos, abaixo dos 39,6% de agosto. Na média do ano, 47,4% dos bovinos abatidos eram fêmeas.



























