O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), divulgou os segundo boletim de ocorrências às 13h deste domingo. Uma pessoa foi presa com R$ 8 mil para compra de votos e um menor foi detido tentando negociar uma cesta básica. As duas ocorrências foram registradas em Sorriso.
Até o momento, 20 pessoas já foram detidas em Mato Grosso.
Ainda segundo o TRE, o ex-deputado estadual Airton Luiz Rondina, conhecido como Airton Português (PSD), foi detido em flagrante por suposta prática de boca de urna, em Araputanga. Em Guarantã do Norte, uma pessoa foi presa tentando justificar voto em nome de outro eleitor.
Ao todo, 14 urnas tiveram problemas e foram substituídas pelas máquinas de contingência.
Ocorrências em Mato Grosso
Entre os detidos está um indígena da etnia Caiapó, preso em Guarantã do Norte. Ele portava 70 títulos eleitorais. Segundo seu depoimento, ele desconhecia a legislação vigente e ia votar em nome de seus companheiros.
Em Brasnorte, outros indígenas receberam homens do Exército responsáveis pela implantação das urnas a flechadas. Conforme informado, os representantes da etnia queriam que a votação ocorresse na cidade.
Em Primavera do Leste, um fiscal foi detido embriagado. Na cidade, também houve prisão por transporte indevido de eleitores.
 
		

