A prefeitura de Sinop realizou o segundo Levantamento de Índice Rápido por Amostragem (LIRAa) entre os dias 04 e 08 de junho. Nesta período foram inspecionados quase dois mil imóveis e capturadas 25 amostras, sendo 10 com a presença de larvas do Aedes Aegypti.
O resultado obtido mostra um índice de 0,5% de infestação do mosquito, ou seja 50% abaixo do preconizado pelo ministério da saúde que é de até 1%. As analises mostram, ainda, uma queda significativa nos números quando comparado com o levantamento realizado em fevereiro deste ano, no qual o índice era de 3,6%.
Segundo Cesário Alves, coordenador de Vigilância Ambiental de Sinop, essa redução é o reflexo das várias ações realizadas desde o início do ano, como mutirões de limpeza, visitas quinzenalmente nos pontos estratégicos.
Os índices continuam favoráveis, resultado do intenso trabalho que está sendo realizado. As ações continuam, mas não podemos baixar a guarda, sempre orientando a população de que o combate ao Aedes, tem que ser todos os dias.


























