A Embrapa Agrossilvipastoril unidade de Sinop em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) campus de Rondonópolis estão apresentando na primeira edição da Norte AgroShow o Sistema Gravataí que é um consorcio de braquiárias com feijão-caupi para o sistema Integração Lavoura-Pecuária (ILP).
O sistema pode ser implantado em três formas diferentes após a colheita da lavoura normalmente da cultura de soja. A primeira é simultânea utilizando uma semeadoura com terceira caixa (feijão-caupi, forrageira e adubo) ou misturar no adubo. Outra opção é em duas operações na primeira etapa semeia-se o feijão e depois a braquiária, contudo é um sistema que aumenta o custo por conta principalmente do gasto com combustível.

A terceira foram de semear é o consorcio em suas operações, primeiramente com a semeadura a lanço da forrageira e logo em seguida com o feijão-caupi semeado em linha juntamente com a adubação necessária para o solo. É necessário que ambas as sementes sejam enterradas para que a germinação não fique prejudicada. Os pesquisadores indicam que o Sistema Gravataí deve ser utilizado em áreas de cerrado com solo de textura argilosa.
De acordo com o analista de tecnologia da Embrapa, Orlando Junior, a produtividade e rentabilidade para o produtor que utilizar desse sistema pode crescer consideravelmente já que há mais de três ano o estudo é realizado e os restados foram satisfatórios para os pesquisadores da instituição.
Tem ganhos de produtividade acumulado isso na área experimental área de fazenda foi feito ganhos de até 10 sacos de soja a mais. Claro que no período de três anos a evolução dentro da mesma área tecnológica.
A recomendação da Embrapa é que logo após a colheita da cultivar já seja semeado o sistema e que o ideal é não ultrapassar o mês de fevereiro porque após esse período a diminuição de chuvas pode afetar a produtividade e consequentemente a rentabilidade do produtor que utilizar do projeto. O Sistema Gravataí é a primeira tecnologia inteiramente desenvolvida pela Embrapa Agrossilvipastoril de Sinop.





























