Os agentes penitenciários de Mato Grosso iniciaram na última sexta-feira (25), uma paralisação para cobrar melhor transparência perante os profissionais. O Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (SINDSPEN-MT), cobra contratação dos aprovados em concurso em 2016.
De acordo com o representante dos associados em Sinop, Adilvo Sebold, a ideia é aproveitar a visita do governador de Mato Grosso, Pedro Taques (PSDB), ao município e pedir para assinar uma requisição para firmar uma espécie de compromisso para que seja empossado ao menos os agentes que passaram nos concursos.
Se ele anunciasse pelo menos os que foram aprovados já seria uma vitória. Ainda não é o ideal, mas é melhor da forma que está.
Sebold, acrescenta que a situação é preocupante visto que a maioria das unidades penitenciárias estão com sobrecargas de detentos e coloca em risco a saúde física e psicológica dos profissionais.
Atualmente o estado tem pouco mais de dois mil profissionais sendo que o necessário seria ter ao menos quatro a cinco mil agentes, isso mostra a dificuldade que passamos dia a dia.
A paralisação será até o próximo domingo (27), e apenas agentes penitenciários que realizam trabalhos essências para manter a ordem nos presídios estão trabalhando normalmente.




























