Os produtores de arroz reduziram a área de cultivo em Mato Grosso devido aos baixos preços de venda. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em Mato Grosso, a safra teve redução de 11,5%. A área cultivada diminuiu de 162 mil hectares para 143 mil.
O preço da saca está em torno de R$ 40, considerado baixo. No ano passado, o valor era de R$ 50. Por conta disso, nada foi comercializado ainda. A produção está guardada à espera de melhora no preço. Com a redução no plantio de arroz, Mato Grosso perde para o Maranhão a liderança na produção de arroz de sequeiro.
Apesar de tudo, quem plantou arroz está satisfeito com a produtividade e qualidade do cereal, como é o caso do agricultor João Sichieri, que tem uma fazenda em Sorriso. Ele explicou que optou pelo plantio de 800 hectares de arroz na propriedade de sete mil hectares. Trezentos hectares foram de plantio irrigado e 500 de arroz de sequeiro.
A produtividade na primeira área, colhida em janeiro, foi de 60 sacas. Já na segunda área, onde a colheita começou no dia 6 de abril e vai seguir até o final do mês, o resultado está sendo melhor.



























