Morreu na manhã deste sábado (13) Dilma Jane Coimbra Silva, a mãe da ex-presidente da República Dilma Rousseff (PT). Ela tinha 95 anos, vivia em Belo Horizonte e enfrentava problemas de saúde, como embolia pulmonar. Dilma Jane já havia sofrido um ataque isquêmico transitório no cérebro.
A causa da sua morte ainda não foi divulgada. A ex-presidente Dilma Rousseff, que estava em Londres, está retornando ao Brasil para participar do velório e enterro da mãe. Dilma Jane Coimbra Silva nasceu em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, em 1924. Ainda na infância, mudou-se com a família para Minas Gerais.

Na juventude, em Uberaba, trabalhou como professora. Na mesma época, conheceu o advogado e imigrante búlgaro Petar Russev, cujo nome foi abrasileirado para Pedro Rousseff. Casaram-se e foram viver em Belo Horizonte, onde tiveram três filhos: Igor, Dilma Vana e Zana Lúcia, que morreu aos 26 anos em 1976.
Ficou viúva em 1962 após a morte de Pedro Rousseff. Após a eleição da filha para a Presidência da República, Dilma Jane mudou-se para Brasília com a irmã Arilda e passou a viver no Palácio da Alvorada. Após o impeachment da então presidente, em 2016, voltou a morar em Belo Horizonte, cidade na qual a própria Dilma Rousseff passou a viver em 2018.





























