MT Hemocentro divulga o calendário de coletas para dezembro

O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, divulga o calendário de coleta para dezembro. Neste mês, campanhas internas, em Cuiabá, e externas, nas cidades do interior do Estado, foram programadas para atender diversos doadores.

O diretor da unidade, Fernando Henrique Modolo, reforça o convite para que as pessoas realizem doações neste mês devido às festas de fim de ano.

“Muitas pessoas viajam nesse período com as festas de fim de ano, e com isso precisamos de doações para manter o estoque da unidade abastecido. Reforço o convite a todos os doadores para que participem das campanhas preparadas neste mês e realizem esse lindo ato de ajuda ao próximo”, afirmou.

Modolo também destacou a recente abertura da Unidade de Coleta de Sangue e Hemocomponentes em Várzea Grande.

“Agora, moradores de Várzea Grande e região também podem realizar a doação de sangue no novo ponto de coleta inaugurado no Dia Nacional do Doador de Sangue, localizado no bairro Cristo Rei”, acrescentou.

Confira as datas e os locais de coleta no mês de dezembro:

Cuiabá

2 e 3/12 – Coleta interna do MD Mais Vida;
4 a 6/12 – Coleta do Moto Clube;
16 e 17/12 – Coleta externa no Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Mato Grosso.

Várzea Grande

4/12 – Coleta externa na Câmara Municipal de Várzea Grande.

Campo Verde

2 a 4/12 – Coleta externa na Câmara Municipal.

Alto Araguaia

10 e 11/12 – Coleta externa na Rua Silvio José de Castro Maia, 1393, Centro, PSF Central.

Denise

10 e 11/12 – Coleta externa, local a ser definido.

Poconé

16 a 18/12 – Coleta externa no Hospital Geral de Poconé.

Quem pode doar?

O voluntário que quiser doar sangue precisa apresentar um documento oficial com foto, pesar 50kg ou mais, estar em bom estado de saúde e ter feito uma refeição equilibrada: o doador deve estar bem alimentado para poder efetuar a doação e não pode estar em jejum.

Podem doar pessoas com idade entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias. Quem tem entre 60 e 69 anos só poderá doar sangue se já tiver doado antes dos 60 anos. Adolescentes de 16 e 17 anos devem levar uma autorização dos pais ou responsável legal para fazer a doação.

Homens podem doar até quatro vezes ao ano, com um intervalo de dois meses entre as doações; já as mulheres são limitadas a três doações anuais, respeitando o intervalo de três meses. São coletados até 450 ml de sangue por sessão e recomenda-se evitar exercícios físicos e consumo de álcool após a doação.

Serviço

Para agendar a doação de sangue na sede do MT Hemocentro, basta acessar o Sistema de Agendamento. O voluntário também pode fazer o agendamento pelo telefone (65) 98433-0624 (WhatsApp, somente mensagem), ou pelo número (65) 3623-0044, ramais 2024, 2025 e 2026.

O banco de sangue fornece o comprovante de comparecimento ao doador. Para quem compareceu e, por algum motivo, não pôde doar, o MT Hemocentro fornece um comprovante de comparecimento e, para quem efetuou a doação de sangue, é entregue o atestado de doação de sangue para justificar a ausência no trabalho.

Maria Eduarda Belchior | SES – MT

Nós estamos do seu lado. Sempre.

Nestes tempos extraordinários, o atualizaMT também quer fazer algo extraordinário por você e pela sua empresa. Foi por isso que mudamos nossa política de anúncios, pensando exclusivamente em MEI's, pequenas e médias empresas. Você pode escolher o melhor plano de veiculação de mídia em nosso site, o que mais se adequa às suas necessidades. E essa é uma via de mão dupla: enquanto nós te ajudamos a divulgar sua empresa, você nos ajuda a manter nosso conteúdo sempre gratuito para todas as pessoas. Clique aqui e saiba mais.

atualizaMT é um portal de conteúdos completo. Publicamos dezenas de reportagens e análises todos os dias. Nossa redação conta com um time de jornalistas competentes e bem informados, para que você sempre tenha alguém a quem recorrer. Porque você merece saber. Sempre.

Redação
Redaçãohttps://atualizamt.com/
O atualizaMT é um portal de conteúdo que te mantém informado sobre tudo o que acontece em Sinop e região. Notícias sobre política, economia, esporte, entretenimento e muito mais.

artigos relacionados

últimas notícias

mais lidas de hoje