O dia 13 de julho é reconhecido como o Dia Mundial do Rock. A data foi escolhida em homenagem ao Live Aid, megaevento que aconteceu nesse dia, no ano de 1985. Porém, apesar de se chamar Dia Mundial do Rock, a data só é comemorada no Brasil.
Ela começou a ser celebrada em meados dos anos 1990, quando duas rádios paulistanas dedicadas ao rock (89 FM e 97 FM) começaram a mencionar a data em sua programação. A celebração foi amplamente aceita pelos ouvintes e, em poucos anos, passou a ser popular em todo o país.
A celebração começou quando o cantor e baterista Phil Collins, participante do Live Aid, afirmou que gostaria que aquele fosse considerado o dia mundial do rock. O Live Aid foi um grande show que ocorreu de forma simultânea em Londres, na Inglaterra, e na Filadélfia, nos Estados Unidos. O objetivo principal era o fim da fome na Etiópia.
Para ouvir no Dia do Rock
O Portal Weese separou algumas bandas incríveis para você curtir no Dia do Rock. Talvez você já conheça algumas, mas isso não importa. A ideia é arrasar! Let’s Rock!
Greeta Van Fleet
O Greta Van Fleet é um quarteto formado na cidade de Frankenmuth, no estado americano de Michigan. A banda, que esteve no Lollapalooza deste ano, é formada por três irmãos (Josh, Jake e Sam Kiszka) e mais o baterista Danny Wagner.
Project 46
André Matos
Há pouco mais de um mês, no dia 8 de junho, o vocalista brasileiro André Matos morreu, devido a um ataque cardíaco. Considerado um dos maiores vocalistas de metal de todos os tempos, André tocou em grandes bandas como Angra, Shaman e Avantasia. Nada melhor do que curtir o dia do Rock celebrando sua memória.
O Dia do Rock fora do Brasil
Outros países e localidades não têm uma data específica para celebrar esse estilo musical ou têm outras datas. Nos EUA, poucas pessoas comemoram a data no dia 9 de julho, em homenagem ao programa American Bandstand, de Dick Clark, que estreou nessa data e ajudou a popularizar o gênero.
Por ser uma data definida arbitrariamente e sem respaldo em outros países, especialistas em música contestam essa escolha. Eles sugerem outras datas que seriam mais significativas para a história do rock e que, portanto, mereceriam ser o verdadeiro Dia do Rock.
Entre elas, estão o dia 5 de julho, quando, em 1954, Elvis Presley, ao lado de Scotty Moore (guitarra) e Bill Black (contrabaixo), gravou uma versão de That’s All Right de Arthur Crudup e 9 de fevereiro, quando, em 1964, a banda The Beatles se apresentou pela primeira vez nos EUA.
Mas e você? O que acha do Dia do Rock?





























